Em 2017 o Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino – NUPPE, esta completando dez de trabalho com a Pesquisa e Ação cultural. Para celebrar esse ano comemorativo, resolvemos criar diversas atividades de trabalhos as quais intitulamos de “PINTURA: “Aqui, Lá e Em Todo Lugar”, que reunirá as pesquisas dos investigadores do NUPPE conforme suas linhas investigatórias e também de pesquisadores vinculados a outras universidades do Brasil e do Exterior. As atividades desenvolvidas são: conferências, mesas redonda, exposições no Brasil e exterior, ação educativa, oficinas de artes vinculadas as atividades propostas pela Bienal “IV DESDE AQUI” de Bucaramanga na Colômbia e Palestra comemorativa vinculada as comemorações dos 25anos do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC / PUC-SP – Coordenados Pela Profa. Dra. Yvone Dias Avelino.
As atividades terão como fulcro reflexionar sobre a Pintura no “campo expandido”, salientando a diversidade dos procedimentos, das ações, dos conceitos, das formas que se podem pensar a pintura no contexto da Arte Atual. Também abordará o diálogo da pintura com outros meios e procedimentos, como: instalações e as intervenções pictóricas. O que se pretende é ressaltar é a diversidade pictural em suas dinâmicas, movências e atravessamentos. Afinal, como nos fala o filósofo e historiador da arte Didi-Huberman, “A pintura pensa”.
Isto posto, entendemos que a pintura é uma linguagem onipresente que se apresenta ora de forma mais visível, ora de forma latente no campo das Artes. É por tal ubiquidade que se pode perceber sua complexidade, suas sutilezas e sua incomum capacidade de dialogar com o tempo, fazendo com que passado e presente se confundam na atemporalidade da imagem. Por fim, o que nos surpreende é sua capacidade única de estar “Aqui, Lá e Em Todo Lugar”.
Coordenação – Nuppe/2017